Quantcast
Channel: A Toca do Hutt » Arquiteturismo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

New Orleans e as Crônicas Vampirescas

$
0
0

“Não havia outra cidade na América como New Orleans.”

“Era constituída não somente de franceses e espanhóis de todas as classes que, posteriormente, formaram suas aristocracias, como também, mais tarde, por emigrantes de todos os tipos,especialmente irlandeses e alemães.

Assim, não havia somente escravos negros, ainda que heterogêneos e fantásticos como suas diferentes tribos e costumes, como também sua grande e crescente classe de pessoas livres de cor, estas pessoas maravilhosas feitas de sangues misturados ou originárias das ilhas, que produziram magnífica e incomparável castas de cortesãs, artistas, poetas e famosas beldades.

E ainda havia os índios, que cobriam o cais nos dias de verão, vendendo ervas e peças artesanais. E, mesclando-se com tudo isto, com esta mistura de línguas e cores, havia o pessoal do porto, os marinheiros dos navios, que chegavam em grandes ondas para gastar seu dinheiro nos cabarés, para comprar uma noite de belas mulheres, claras e escuras, para jantar a melhor comida espanhola e francesa e beber vinhos importados de todo o mundo.

Juntando-se a estes, nos anos que se seguiram à minha transformação, os americanos, que construíram a cidade acima do antigo bairro francês,- com magníficas vivendas em estilo grego que reluziam como templos ao luar. E, obviamente, os fazendeiros, sempre os fazendeiros,chegando à cidade com as famílias em brilhantes carruagens, para comprar vestidos de baile, pratas e jóias, para encher as ruelas do caminho da velha ópera Francesa,do Teatro de Orleans e da Catedral de São Luís, de cujas portas abertas vinham os cânticos da missa, espalhando-se sobre a multidão da Praça das Armas aos domingos, sobrepondo-se ao barulho e às discussões do mercado francês, atingindo os navios sobre as águas do Mississipi, que pairavam no dique acima do próprio solo de New Orleans, dando a impressão de que flutuavam no céu.

Assim era New Orleans, um lugar mágico e magnífico para se viver. Onde um vampiro, ricamente vestido e andando delicadamente por entre as luzes dos lampiões não atraía mais atenção do que as outras centenas de criaturas exóticas.”
Vampiro Louis, Entrevista com o Vampiro.

 

Como na série anterior, vou primeiro explicar sobre os locais onde a história acontece, e depois passarei para os destaques da história e sua relação com o local.

 

Primeiramente, porque Crônicas Vampirescas?

Já li quase todas as Crônicas Vampirescas, mas o último livro que li de Anne Rice foi A hora das Bruxas II – A família Mayfar. E Anne retrata de tal forma o cenário, as ruas, até mesmo os cheiros da cidade, que me deu vontade de escrever sobre o lugar.

Não, eu nunca estive em New Orleans, mas morro de vontade de conhecer a cidade, e fazer aquele turismo de fan, seguindo pelas ruas e cenários que Anne tão bem retrata em suas obras.

Anne Rice carrega a influência de New Orleans em suas obras. Ela conta que o lugar onde nasceu e cresceu a influenciou pelos mistérios e pela espiritualidade. “New Orleans é muito importante para mim. Eu não entendia porque as pessoas não andavam pela cidade maravilhadas com aquilo tudo. Meu trabalho só deslanchou quando eu comecei a escrever sobre os mistérios de New Orleans “, contou em entrevista aos fãs, na Bienal do Rio, em 2011.

2015103-8121-rec

New Orleans possui várias atrações turísticas, desde as internacionalmente conhecidas Bourbon Street e o French Quarter, conhecidas pela sua ativa vida noturna, a St. Charles Avenue, casa da Universidade de Tulane e da Universidade de Loyola, até várias mansões do século XIX.

É conhecida carinhosamente por NOLA (New Orleans – Louisiana). Embora partes da cidade ainda estejam sendo reconstruídas por causa dos danos causados pelo Furacão Katrina, Nova Orleans recebe os viajantes e não mede esforços para oferecer a todos uma boa experiência.

neworleans-hotel-with-balcony

Os principais pontos turísticos de New Orleans incluem o French Quarter, conhecido na região como The Quarter. Esta região data dos tempos na qual New Orleans estava sob controle francês e espanhol. O French Quarter contém vários hotéis, bares e clubes noturnos, bem como a Jackson Square, a St. Louis Cathedral e o Mercado Francês, incluindo o Café du Monde, famosa por seu café ao leite; bem como a Preservation Hall.

neworleans_7_bg_021503

Dois museus estão localizados no French Quarter, um é uma ex-casa da Moeda americana e a outra dedica-se ao fornecimento de materiais relacionados com o Dia D. Um autêntico barco turístico a vapor, o Natchez, navega pelo rio Mississippi duas vezes por dia.

French_Quarter01_New_Orleans

Museus de arte na cidade incluem o Museu de Artes de New Orleans e o Museu Ogden de Arte Sulista. O Parque Audubon e o Zoológico Audubon também estão localizados em New Orleans. A cidade também é conhecida por seus vários belos cemitérios. New Orleans é conhecida mundialmente pela sua culinária, que inclui características da culinária francesa, latino-americana e afro-americana.

Eventos anuais

O internacionalmente famoso festival Mardi Gras é o festival mais conhecido de New Orleans.

mardi_gras-001

A celebração mais famosa de New Orleans é sua estação de carnaval. A estação carnavalesca é conhecida pelo nome de Mardi Gras, que significa, literalmente, Terça-feira Gorda, em francês. Todo ano, mais de um milhão de turistas comparecem a este evento.

O maior dos vários festivais musicais da cidade é o New Orleans Jazz & Heritage Festival. Este festival é geralmente abreviado como Jazz Fest, sendo um dos maiores festivais de música de todo o Estados Unidos. As dezenas de milhares de turistas internacionais que atendem anualmente este festival experienciam música, comida, artes e artesanato típicas. Apesar do nome, este festival não está centralizado unicamente no jazz, possuindo uma grande variedade de música, incluindo música nativa da Luisiana e de outros músicos nacionalmente conhecidos.

Diversos filmes foram filmados na cidade, como O Curioso Caso de Benjamin Button, Live and Let Die, O Dossiê Pelicano, O Júri e New Orleans, Entrevista com o vampiro e A Rainha dos Condenados, bem como o documentário When the Levees Broke: A Requiem in Four Acts, de Spike Lee.

Mais um diverso para os turistas na cidade é a programa Louisiana Tax Free (Louisiana Sem Impostos). O governo de Louisiana reembolsa turistas internacionais para os impostos que eles pagam em compras feitas em Louisiana. Os turistas precisam guardar os recebos das compras, e eles podem receber o valor daqueles impostos em dinheiro no aeroporto antes de sair.

Música

New Orleans têm sido sempre um centro musical importante no Estados Unidos, com sua mistura de culturas europeias, latino-americanas e afro-americanas. New Orleans é conhecida pelo papel que músicos afro-americanos da cidade tiveram na formação do jazz. New Orleans é atualmente considerada a capital mundial do jazz.

Décadas depois, a cidade seria casa a um estilo distintivo de rhythm and blues que muito contribuiria posteriormente para o surgimento e o crescimento da popularidade do rock and roll. Além disso, as áreas rurais próximas à cidade são casa da música cajun, da música zydeco, e dos blues.

Para saber mais sobre New Orleans:
História da cidade: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Orle%C3%A3es
Dicas sobre turismo em NOLA: http://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g60864-New_Orleans_Louisiana-Vacations.html
Dicas sobre turismo em NOLA: http://viagem.uol.com.br/viagens-36-horas/ultimas-noticias/2012/05/18/36-horas-em-nova-orleans.jhtm
Festival Mardi Gras: http://www.mardigrasneworleans.com/
Tudo sobre NOLA, coisas a se fazer em NOLA e dicas de turismo: http://www.neworleansonline.com/
Coisas a se fazer em NOLA: http://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g60864-Activities-New_Orleans_Louisiana.html

Fontes:

http://diversao.terra.com.br/arte-e-cultura/autora-de-39entrevista-com-o-vampiro39-conversa-com-fas-na-bienal-do-rio,4fd9421a2df4a310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

http://pt.scribd.com/doc/117333271/Entrevista-Com-o-Vampiro

http://livrosemserie.com.br/sagas/c/cronicas-vampirescas/

O post New Orleans e as Crônicas Vampirescas apareceu primeiro em A Toca do Hutt.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Latest Images





Latest Images